







C A T E G O R I A F O R M A Ç Ã O
CURSOS
CURSO DE APRENDIZAGEM
- Dirigidos a quem tem o 9º ano de escolaridade e não completou o 12º ano.
- Cursos com uma duração aproximada de 3000 horas de ensino (cerca de 2/3 anos letivos).
- Formação que garante equivalência ao 12º ano.
- Confere uma certificação de nível 4 no final da formação.
- Possibilidade de prosseguimento de estudos superiores (Universidade).
- Formação com grande foco em contexto empresarial.
PORQUÊ UM CURSO DE APRENDIZAGEM?
São cursos profissionais promovidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) destinados a jovens que procuram obter uma qualificação nível IV, para integração no mercado de trabalho. vantagem principal? Integração em contexto empresarial desde o primeiro ano do curso. Aprendizagem em contexto real.
Preparar e executar as tarefas inerentes à montagem e reparação de estruturas de aeronaves de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidos, respeitando as normas de segurança, higiene e de proteção ambiental aplicáveis.
ACTIVIDADES PRINCIPAIS:
- Preparar o trabalho, consultando e analisando documentação técnica.
- Efetuar a montagem de estruturas de aeronaves .
- Efetuar a reparação de estruturas de aeronaves .
- Assegurar a conservação e manutenção dos equipamentos e ferramentas utilizados.
ALGUMAS DISCIPLINAS:
- Inglês técnico (aeronáutico) ;
- Matemática;
- Física e Química;
- Cultura aeronáutica;
- Reparação de peças aeronáuticas ;
- Desenho técnico (CAD);
- Maquinação ;
- Pneumática e hidráulica.
Ú l t i m a s N o t í c i a s
Links úteis :
O Técnico de Manutenção de Aeronaves (TMA) é o profissional qualificado, apto a desenvolver, orientar e verificar atividades na área da manutenção preventiva e corretiva em aeronaves.
Identificar avarias ou anomalias, procedendo ao seu diagnóstico e realizando a substituição, reparação e regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas mecânicos, elétricos, eletrónicos e estruturas, em conformidade com procedimentos e técnicas adequadas, segundo o plano de fabrico.
Executa a conservação, reconversão e assistência técnica de sistemas, visando a melhoria da sua condição funcional, de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente, sempre conforme os manuais atualizados dos fabricantes das aeronaves e seus componentes.
O curso de Piloto Privado faculta ao candidato as competências necessárias para obter a Licença de Piloto Privado, Licença EASA PPL (A), “Private Pilot Licence (Aircraft) / Licença de Piloto Particular de Aviões, a ser emitida pela Autoridade Nacional de Aviação Civil – ANAC.
Após obter a sua licença, o piloto poderá executar voo de recreio e lazer, de carácter privado, seja por diversão, apenas para desfrutar do prazer do voo, ou porque está a começar a sua formação para uma carreira profissional.
Em termos específicos o objetivo do curso é formar pilotos aptos a operar em segurança aviões da Classe “Monomotor de Pistão” (aeronaves até 5700kg) em condições meteorológicas de voo visual (VMC) e obedecendo às regras de voo visuais “VFR”.
Nenhum outro curso abre tantas possibilidades para o seu futuro como uma licença PPL (A): pode progredir para diferentes tipos de aeronaves e atividades que lhe darão uma nova perspetiva de voar, ou evoluir na sua formação adicionando novas competências, como a classificação multi-motores (MEP) ou a classificação por instrumentos (IR).
Pode ainda fazer a transição do seu PPL (A) para uma carreira profissional através de um Curso CPL (piloto comercial) ou do Programa Modular ATPL (piloto de linha aérea).
Sendo um dos cursos de base de formação para qualquer licença de piloto, o curso PPL (A) é por isso um dos melhores investimentos para se iniciar na aviação.